segunda-feira, 6 de maio de 2013

Marcelo no mundo real - Francisco X. Stork

SINOPSE: Marcelo Sandoval ouve música que mais ninguém consegue ouvir, fruto de uma perturbação semelhante à síndrome de Asperger. No entanto, o pai de Marcelo não se resigna com o facto de o filho não ser como os outros adolescentes e desafia-o a trabalhar durante o verão no seu escritório de advogados, para se juntar ao «mundo real». Um livro encantador que ecoa O Estranho Caso do Cão Morto na pureza e intensidade da voz narrativa e que celebra a música que existe dentro de cada um de nós.

OPINIÃO: "Marcelo no mundo real" foi uma leitura interessante e que conseguiu criar momentos de reflexão.

Entramos no mundo "especial" de Marcelo, um jovem de 17 anos com síndrome de Asperger ou, como é mais conhecido, autismo. No entanto, Marcelo explica que há vários níveis de autismo e que o dele não é muito profundo, o que lhe permite ser uma criança "normal".

Mas, afinal, o que é a normalidade? O que faz de um ser humano um ser comum e indiferenciado dos demais? A sua capacidade de mentir, de manipular? O stress que acompanha os adultos no dia a dia, o interesse pelo sexo, pelo dinheiro, a ambição?
Estes são alguns pontos bases que nos levam a pensar sobre quem somos e na necessidade e importância, ou não, de normalizarmos o que é diferente só porque não é normal. Mas e se for especial? Não faz esta palavra um juízo totalmente diferente da condição de Marcelo? - Relembro que no caso de Marcelo, este não tem um nível muito elevado de autismo, permitindo-lhe ter uma vida feliz e saudável, dentro dos seus próprios parâmetros.

Ao longo do livro vamos vendo algumas situações aparentemente normais, situações com que lidamos diariamente, mas que para Marcelo são um desafio.
É esta simplicidade, transformada em trabalho árduo para alguém que não se encaixa na normalidade, que dá a este livro um sabor especial e traz uma nova perspetiva sobre as ações que desempenhamos diariamente, tão fáceis para nós como respirar.

Apercebemo-nos de como o ser humano consegue ser ruim, quando comparado com a inocência de Marcelo. A pureza de alguém que parece não pertencer a este mundo.

Aconselho vivamente.

Compre aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário