quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Alex 9: A guardiã da espada - Bruno Martins Soares


SINOPSE: Dois planetas em diferentes etapas de desenvolvimento. Duas guerras que podem levar ao extermínio. Uma profecia desconhecida. Qual será o papel de Alex 9?

Estamos no século XXII. Alex 9 é uma órfã adotada por uma poderosa corporação e treinada para ser a mais temível arma de combate que já existiu. Envolvida numa missão da qual desconhece os contornos, é lançada para os confins do espaço e só acorda duzentos anos depois na Terra. Mas não é a nossa Terra. Este novo planeta em tudo semelhante ao nosso vive numa Idade Média onde impérios se enfrentam em sangrentas batalhas. E a chegada de Alex 9 veio baralhar tudo pois cumpre uma antiga profecia. Atacada por forças misteriosas que procuram destruí-la, a jovem também encontra aliados inesperados e, quem sabe, algo que sempre julgou não estar destinado a si. Numa saga repleta de perigos, para sobreviver Alex 9 terá de desvendar os mistérios que levaram dois mundos distantes no espaço e no tempo a embrenharem-se em guerras sangrentas. E com armas magnéticas, espadas japonesas, batalhas de naves e cargas de cavalaria a concorrerem entre si, só uma mulher como Alex 9 tem hipóteses de o fazer. Mas qual será o preço?

Este livro foi compilado, inserindo os três livros da saga num só. Farei as opiniões dos três livros em separado.

SINOPSE: A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar? Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido. Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?

OPINIÃO: Em Portugal também se escreve fantasia de qualidade.
Bruno Martins Soares despiu-se do heterónimo Martin S.Braun e premiou a literatura portuguesa com um livro que abarca os três volumes da saga Alex 9.
Sendo este uma compilação de três, farei a opinião em separado, em tempo espaçado.
Depois de terminada a leitura do primeiro volume, pousei o exemplar e pensei para mim mesma: "Parabéns, Bruno, tens aqui um pedaço de trabalho bem conseguido". Apesar de ter sentido falta das relações pessoais entre as personagens, aplaudo o Alex 9 pela qualidade de enredo e momentos de ação concebidos para aqueles que procuram leituras com alusão a ficção científica e medieval.
Alex 9 veio do futuro, caindo numa Terra diferente, para conhecer uma Idade Média em pleno ambiente de guerra. No entanto, as hostilidades não são um problema para Alex, dotada de uma enorme habilidade para o combate. Poucos são os que lhe farão frente, que serão páreo para as artes marciais aprendidas ao longo da sua vida.
Aos poucos, ela vai descobrindo que o acaso não existe e que o seu destino já foi traçado na rota que a levaria para aquele mundo.
Este 1º volume centra-se muito em como Alex foi parar àquela Terra, naqueles que se sacrificaram de alguma forma para o conseguir, no seu crescimento como guerreira e na adaptação à nova condição de vida.
Paralelamente a Alex, Dael trava uma guerra. Aqui, percebemos a perícia do autor em dar vida a atos fluídos e rápidos.
Estranhei algumas aplicações gramaticais, que se notam ser propositadas, assim como o excesso de "e", entre outras. Com isto, percebe-se que o autor tem um jeito de escrita particular, atribuindo personalidade à obra.
Temos um prol de personagens extenso, já típico neste género de literatura. Muitos deles ainda não se relacionam e confesso estar impaciente por ver como alguns reagirão no encontro.

COMPRA AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário